Estudo bibliográfico sobre o uso do brinquedo terapêutico na assistência de enfermagem à criança hospitalizada

Flávia Andréia Alves Azevedo da Silva, Lenise Augusta Saturnino de Oliveira, Marlene Gonçalves de Oliveira, Vanessa Alvarenga Pegoraro, Cervantes Caporossi

Resumo


O brinquedo terapêutico é um importante instrumento de intervenção da enfermagem. Permite à criança aliviar o estresse gerado por experiências atípicas para sua idade, provocada pela internação e pelos procedimentos técnicos. Este trauma costuma ser ameaçador e requer para seu tratamento mais que uma recreação para resolver a ansiedade associada. Sua utilização no preparo da criança permite a equipe que a assiste compreender melhor a situação de estresse por ela experienciada, tornando um subsidio à equipe na compreensão das necessidades da criança. Trata-se de um estudo bibliográfico, cujo objetivo é analisar a produção científica realizada por enfermeiros acerca do uso do brinquedo terapêutico como ferramenta facilitadora nos procedimentos de assistência de enfermagem à criança hospitalizada. A base de dados utilizados foi a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) pela Literatura Latino – Americano em Ciências da Saúde (LILACS), no período de 2001 a novembro de 2011. O resultado originou 26 artigos dentro do território nacional. Após a leitura dos artigos selecionados emergiram duas temáticas: a) relevância do brincar para a criança hospitalizada e b) impacto do brinquedo terapêutico na assistência de enfermagem a criança hospitalizada. Concluímos que esta prática em assistir a criança é considerada uma ferramenta em perfeita adequação para reduzir o estresse da criança, auxiliando o enfermeiro na assistência integral e tornando o atendimento mais humanizado.
Descritores: Brinquedo Terapêutico; Assistência de Enfermagem; Hospitalização da criança.


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DOI: http://dx.doi.org/10.52908/coorte.v0i03.20

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Direitos autorais 2016 COORTE - Revista Científica do Hospital Santa Rosa

* e-ISSN:  2358-3622

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*  DOI:  10.52908

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