Características antropométricas, nível de atividade física e comorbidades de pacientes com obesidade mórbida candidatos à cirurgia bariátrica.

Autores

  • Aline de Souza Morais
  • Thalia Francisca Martins
  • Ana Clara Giraldeli
  • Luana Borges Estevão
  • Anna Paula de Campos Gonçalves Bernardes
  • Loane Carvalho Miguel Miguel
  • Viviane Martins Santos
  • Walkiria Shimoya Bittencourt

DOI:

https://doi.org/10.52908/coorte.v0i12.182

Palavras-chave:

Obesidade mórbida, Cirurgia bariátrica, Exercício físico, Índice de massa corporal, Antropometria

Resumo

*DOI: 10.52908/coorte.v0i12.182

Resumo

Introdução: A obesidade é uma doença crônica, complexa e de etiologia multifatorial, considerada uma pandemia mundial. Sofre influência de fatores genéticos, metabólicos e fisiológicos, como também, ambientais, psicológicos, comportamentais. Objetivos: Descrever as características antropométricas, o nível atividade física que realizam e as comorbidades associadas a portadores de obesidade mórbida. Método: Foi desenvolvido um estudo observacional, transversal em obesos com IMC≥ 40 kg/m2 e de ambos os sexos. Foi realizada a coletada das medidas antropométricas e aplicado um questionário internacional de atividade física (IPAC) antes do procedimento cirúrgico. Resultados: A amostra foi composta por 105 mulheres, com média de idade de 41±9,4 anos. Observa-se que 62,9% das mulheres apresentam a patologia HAS (hipertensão arterial), 31,8% das pacientes apresentam outras comorbidades, e 61% das pacientes são sedentárias. Conclusão: Concluiu-se que as pacientes com obesidade mórbida candidatas a cirurgia bariátrica são em sua maioria sedentárias e apresentam mais de uma comorbidade, sendo a hipertensão arterial sistêmica a mais prevalente.

 

Downloads

Publicado

07/18/2021

Como Citar

Morais, A. de S., Martins, T. F., Giraldeli, A. C., Estevão, L. B., Bernardes, A. P. de C. G., Miguel, L. C. M., … Bittencourt, W. S. (2021). Características antropométricas, nível de atividade física e comorbidades de pacientes com obesidade mórbida candidatos à cirurgia bariátrica. COORTE - Revista Científica Do Hospital Santa Rosa, (12). https://doi.org/10.52908/coorte.v0i12.182

Edição

Seção

Artigos Originais / Artigos de Revisão