Características antropométricas, nível de atividade física e comorbidades de pacientes com obesidade mórbida candidatos à cirurgia bariátrica.

Aline de Souza Morais, Thalia Francisca Martins, Ana Clara Giraldeli, Luana Borges Estevão, Anna Paula de Campos Gonçalves Bernardes, Loane Carvalho Miguel Miguel, Viviane Martins Santos, Walkiria Shimoya Bittencourt

Resumo


*DOI: 10.52908/coorte.v0i12.182

Resumo

Introdução: A obesidade é uma doença crônica, complexa e de etiologia multifatorial, considerada uma pandemia mundial. Sofre influência de fatores genéticos, metabólicos e fisiológicos, como também, ambientais, psicológicos, comportamentais. Objetivos: Descrever as características antropométricas, o nível atividade física que realizam e as comorbidades associadas a portadores de obesidade mórbida. Método: Foi desenvolvido um estudo observacional, transversal em obesos com IMC≥ 40 kg/m2 e de ambos os sexos. Foi realizada a coletada das medidas antropométricas e aplicado um questionário internacional de atividade física (IPAC) antes do procedimento cirúrgico. Resultados: A amostra foi composta por 105 mulheres, com média de idade de 41±9,4 anos. Observa-se que 62,9% das mulheres apresentam a patologia HAS (hipertensão arterial), 31,8% das pacientes apresentam outras comorbidades, e 61% das pacientes são sedentárias. Conclusão: Concluiu-se que as pacientes com obesidade mórbida candidatas a cirurgia bariátrica são em sua maioria sedentárias e apresentam mais de uma comorbidade, sendo a hipertensão arterial sistêmica a mais prevalente.

 


Palavras-chave


Obesidade mórbida; Cirurgia bariátrica; Exercício físico; Índice de massa corporal; Antropometria

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.52908/coorte.v0i12.182

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 COORTE - Revista Científica do Hospital Santa Rosa

* e-ISSN:  2358-3622

*    ISSN: 2178-0544

*  DOI:  10.52908

_____________________________________________________________________________________________________________________

Indexada em: